terça-feira, 24 de agosto de 2010

Como comprar em brechós?

Há muito tempo quando o preconceito em comprar em brechós era agudo a antropóloga Lígia Krás já desvendava e hoje é especialista em compras de brechó, ela contou seus segredinho pro moda spot e eu trago essa matéria aqui pro Para Fashion.



Quais os melhores itens para se comprar em brechó? E quais não valem a pena?
Isso é relativo. A qualidade não está no tipo, modelagem ou peça e sim no tecido e no acabamento. Mas não adianta sugerir para uma pessoa que gosta de malha, de roupa com cara de nova, que compre um casaco de veludo de cotelê porque o tecido dura muito e tem qualidade. Cada pessoa tem um estilo. De qualquer forma recomendo: se você for a um bazar beneficente, daqueles que recebem doações de roupas do exterior, não deixe de olhar os casacos e trench coats, pois geralmente são peças de ótima qualidade e durabilidade. Por outro lado, comprar em brechó artigos de fast fashion pode significar ter uma peça que dure pouco. Além desse tipo de roupa ter uma vida útil menor, já foi usada por outra pessoa, o que pode ter contribuído para deformar mais a peça

O que olhar e avaliar em uma peça antes de comprá-la?
Verificar furos, mangas descosturadas, manchas, sinais de mofo, suor embaixo dos braços e na gola, buraquinhos feitos por traças. Para quem gosta de peças vintage, além de avaliar o estado e a procedência é preciso ter certos cuidados no uso do momento da compra em diante. Algumas roupas antigas são frágeis, com tecidos finos, e podem estragar mais rápido. O cuidado com a lavagem deve ser grande. Jamais lavo minhas roupas de brechó na máquina, lavo uma a uma com água e sabão de coco. E não passo com ferro muito quente.

Em que ocasiões comprar em brechó pode ser mais vantajoso para a sociedade?
Em relação ao consumo e sustentabilidade, é preciso entender que jamais devemos boicotar as lojas, os estilistas, as marcas. Não é isso que se propõe quando se inicia um debate sobre a roupa usada como maneira de viabilizar a sustentabilidade. O que está se discutindo é que é necessário olhar para os lados e ver a montanha de coisas, bens, objetos, roupas que já temos aí, que já existem, e entender que tudo aquilo que você usou algum dia não se deteriorou na hora que você passou adiante.

Como escolher roupas em brechós desorganizados? Você tem algum método?
Depende do objetivo. Se você quer uma peça específica, o melhor a fazer é levar referências em revistas ou na internet e mostrar para os atendentes entenderem o que você procura. Se seu objetivo é garimpar, o segredo é ter tempo e paciência. Hoje, os brechós são cada vez mais limpos, com araras bem divididas por cores ou épocas. Se for garimpar vintage em brechós mais simples, do interior por exemplo, a dica é a seguinte. Fale “oi, eu faço teatro e estou procurando aquelas roupas mais antigas, o que você tem aí?” sempre funciona! A vendedora vai entender que você não está atrás só de roupas baratas, mas com estilo. E se você comprar uma quantidade grande sempre peça desconto.

Quais são seus brechós favoritos?
Tem uma lista no meu blog, que criei recentemente para falar mais sobre o tema. Alguns deles são De Salto Alto e Desculpe, Eu Sou Chique, no Rio de Janeiro, Brechó da Tia Mariza, Balaio de Gatos, Mytos e Lendas e Retrô Brechó em Porto Alegre, Minha Avó Tinha, Juisi by Liquor, Varal do Beco e Toco do Sol, em São Paulo. Amei o Funky Town em Camden Town, Londres, e um dos meus favoritos no mundo é a rede de brechós norueguesa Fretex.

Nenhum comentário:

Postar um comentário